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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CURSOS DO CEFAC FORA DO RS

CEFAC - Unidade Londrina
Tel: 43 30262476 (Fga Cristiane Fumagalli ou Fga Eliane Guerra 43 96244884 (Fga Rozane Consalter)
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Especialização em Neuroeducação - CEFAC Unidade Londrina



Coordenação: Profa. Dra. Telma Pantano

Horários: Este curso acontecerá às sextas e sábados 1 vez ao mês (19:00 - 22:30 e 8:30 as 17:30h) Carga horária total: 360h/aula

Público alvo: Pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem

Justificativa
A Neuroeducação abrange um campo interdisciplinar de conhecimentos envolvendo, entre outras, a neurociência, a pedagogia, a fonoaudiologia e a psicologia, tendo em vista desenvolver métodos de ensino eficazes e com sólida base científica.
Embora seja uma ciência relativamente nova, a Neuroeducação tem experimentado grande crescimento mundial na medida em que, tendo como objetivo criar melhores condições de ensino e aprendizagem, procura levar, para a prática diária dos educadores, descobertas importantes sobre os processos de aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem oral e escrita e outros conhecimentos acerca do desenvolvimento humano.
A escola deve ser, por excelência, o espaço ideal para a aprendizagem. Porém, quem ensina deve ser capaz de dominar, além do conteúdo que professa, conhecimentos a respeito de como as informações que estão sendo passadas são processadas pelo cérebro do aprendiz, a ponto de garantir a assimilação, a manutenção na memória, a recuperação e o uso de tais informações. Dificilmente uma aprendizagem sólida, duradoura e de qualidade pode ser alcançada sem tal base de conhecimentos.
Deve-se considerar, ainda, as diferenças pessoais, os diversos estilos de aprendizagem e os possíveis transtornos que afetam a aprendizagem, o desempenho escolar e a própria adaptação social, como é o caso da deficiência mental, do autismo, dos distúrbios de aprendizagem e da dislexia. A Neuroeducação tem, como um de seus propósitos, compreender tais diferenças e analisar o impacto de tais transtornos sobre o aprendizado dos alunos, tendo em vista formar os educadores, não só para que possam detectar tais problemas mas, principalmente, para que se tornem capazes de desenvolver melhores estratégias de ensino e de aprendizagem.

Objetivo

Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação. no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.


Parte presencial: 21 módulos mensais de 15 horas/aula cada um = 315 horas
Programação
Módulo 1 – Fundamentos neurológicos – anatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral
Módulo 2 – Processamentos cerebrais I: sensação, percepção, atenção.
Módulo 3_ Processamentos cerebrais II: memórias
Módulo 4 – Processamentos cerebrais III: funções executivas
Módulo 5- Estilos de aprendizagem e a construção do processo de aquisição do conhecimento
Módulo 6 - Perfil neuropsicológico no desenvolvimento normal
Módulo 7 – Processamento auditivo
Módulo 8 – Desenvolvimento e aprendizado da linguagem oral e escrita
Módulo 9 - Perfil neuropsicológico e patologias I – Distúrbios neuro-psiquiátricos e psicofármacos
Módulo 10 – Perfil neuropsicológico e patologias II – Deficiência auditiva, visual, motoras, mental
Módulo 11 – Perfil neuropsicológico e patologias III – dislexia, discalculia e distúrbios de aprendizagem
Módulo 12 – Perfil neuropsicológico e patologias IV – patologias de origem neurológica
Módulo 13 - Estratégias para a estimulação da atenção e memória
Módulo 14 – Estratégias para a estimulação da linguagem, leitura e escrita
Módulo 15 – Estratégias para a estimulação das funções executivas e planejamento organizacional para o estudo
Módulo 16 – Desafios da inclusão e legislação específica
Módulo 17 - Orientação familiar
Módulos 18 e 19 - Metodologia I e II
Módulos 20 e 21 - supervisão de atividades extra-aula
Supervisão Prática (45 horas)



Atividades extra-classe: 45 horas distribuídas no período correspondente ao segundo ano do curso

Serão computadas na carga horária as atividades comprovadamente desenvolvidas extra-classe em escolas, clínicas ou outras instituições autorizadas, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos nos encontros presenciais, gerando material que será apresentado nos módulos de supervisão programados durante o curso.

Período: de ....... a ....................

Inscrição: até o dia 29/02 R$ 160,00 (se realizada até dia 24/02 com 20% de desconto)
Investimento: 23 parcelas mensais de R$ 460,00 (pagos até dia 10 de cada mês)
Início previsto: 09 e 10 de março
Datas: previstas em 2012
13 e 14 de abril 11 e 12 de maio 15 e 16 de junho 13 e 14 de julho 10 e 11 de agosto 14 e 15 de setembro
19 e 20 de outubro 9 e 10 de novembro 7 e 8 de dezembro

Corpo docente previsto:
Cintia Salgado
Flavia Foz
Jaime Zorzi
Márcia Toledo
Maura Ligia Sanchez
Mônica Weinstein
Rubens Wajnsztejn
Simone Capellini
Telma Pantano

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CEFAC CAMPINAS
CURSOS 2012
Aprimoramento

Disfonia e Disfagia
Início – 24 de março de 2012.
Carga Horária: 140 horas/aula
Módulos: 14
Dias: 1 sábado / mês
Inscrição: R$100,00
Valor da mensalidade: R$ 270,00

Programas ,professores e inscrições - www.cefac.br
Informações e inscrições: campinas@cefac.br
19 32540342

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