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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso de Disfunção Têmporomandibular com a Dra Kátia Guimarães em POA


Curso de DTM - Limitações e possibilidades fonoaudiológicas
Porto Alegre RS-Teatro CIEE Dom Pedro II , 861


Data
15 de outubro de 2011

Objetivos
Mostrar ao aluno as implicações, limitações e as possibilidades de atuação fonoaudiológica em Articulação Temporomandibular, podendo incluir casos trazidos pelos alunos para avaliação e discussão terapêutica


Palestrante
Dra. Katia Cristina Carmello Guimarães (CRFa 4634/SP)

•Fonoaudióloga formada pela USC em 1987

•Aprimoramento em mastigação, cirurgia ortognática e articulação temporomandibular

•Especialista em motricidade orofacial

•Especialista em Acupuntura e Acupuntura Estética Corporal

•Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Pneumologia da FMUSP - SP

•Professora do CEFAC - Centro de Pós-Graduação em Saúde e Educação e Fonoaudióloga Clínica

•Autora do livro Apneia e Ronco: tratamento miofuncional orofacial




Carga horária
8 horas-aula

inicio 8h

término 18h




Público-alvo
Fonoaudiólogos com conhecimento na área de motricidade orofacial




Conteúdo programático
•Fundamentos de Anatomia

•Fisiopatologia da dor

•Anamnese e Avaliação fonoaudiológica

•Limitações terapêuticas

•Resultados fonoaudiológicos

•Apresentação e discussão de casos clínicos




Valor
•Estudantes R$ 140,00

•Profissionais R$ 160,00




Dados para depósito
•Banco do Brasil

•agencia 2796-0

•conta 23633-0

•favorecido: Fernanda Da Cas e Silva


terça-feira, 30 de agosto de 2011

CURSO DE OTONEUROLOGIA DA UNIFESP-EPM EM SÃO PAULO

CURSO AMPLIANDO CONCEITOS EM ZUMBIDO

Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
Disciplina de Otologia e Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP

INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS NO SITE:
http://proex.epm.br/eventos11/oto/index.htmlhttp://www.blogger.com/img/blank.gif

domingo, 28 de agosto de 2011

Método das Boquinhas






Motivos



• É comum em nossa atividade profissional nos depararmos com uma criança que não aprende.



• Inúmeros são os esforços e igualmente os fracassos.



• Falta técnica, formação, habilidades.



• Nossa proposta de trabalho está centrada em 30 anos de experiência clínica e escolar, tratando de "casos perdidos", quer pelos educadores, pais e pelas próprias crianças.



• Pode e deve ser usada por quaisquer educadores, em sala de aula ou clínicas , com uma ou várias crianças em conjunto, que apresentem ou não, problemas com a leitura e escrita.






Objetivos



• Avaliar leitura e escrita;



• Reconhecer e diferenciar os diversos distúrbios e dificuldades de leitura e escrita.



• Detectar precocemente uma criança com distúrbios de leitura e escrita.



• Habilitar o educador através da técnica do Método das Boquinhas .



• Capacitar o educador com estratégias práticas reabilitadoras, para os distúrbios de leitura e escrita.






Conteúdo Programático



• Aquisição da linguagem oral e escrita;



• Desenvolvimento normal e alterações;



• Consciência fonológica;



• Diferenciação entre dificuldades e distúrbios de leitura e escrita;



• Principais distúrbios de leitura e escrita;



• Dislexia: definição e características;



• Check List para disléxicos adultos;



• Avaliação dos distúrbios da leitura e escrita;



• Interpretação qualitativa da avaliação;



• Sistema fonológico. Exercícios;



• Sistema articulatório. Exercícios;



• Método das Boquinhas;



• Aprendizagem através do erro/acerto;



• Exercícios para troca de letras;



• Apresentação e discussão de casos clínicos;



• Troca de experiências com casos dos participantes.









Público Alvo: Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicólogos, Educadores em Geral.



Duração do 16 horas



Data: 07 e 08 de Outubro de 2011 ( Sexta-Feira e Sábado )



Local: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS



Horário: Sexta-feira Início: 13:30 as as 21:30hs - com intervalo para Coffee



Sábado Início: 8:30 as as 17:30hs - com intervalo para Coffee

Investimento: R$ 190,00 ou 2X de R$ 95,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 31 de AgostoR$ 220,00 ou 2x de R$ 110,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 17 de Setembro



Não faremos inscrição no local



Termo de Compromisso:Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49



Inscrições e Informações: BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br



Depósito Bancário:
Banco Itaú- Agência 0602 - Conta Nº 37425-8 Nome: Gilberto Dufour (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
Realização: Bie Cursos

Aperfeiçoamento em Audiologia - Semi presencial




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CURSOS DA DIALOGUE FONO

Inscrições e informações
Dialogue Fono
51 3026.4646
www.dialoguefono.com.br
03/09/2011

Atualização e Oficina em Manobras Manuais Orofaciais e Uso dos Pontos e Zonas Motoras da Face

Dra. Adriana Tessitore - CRFa 4871/ SP

Conteúdo Programático
Objetivo: Apresentar e discutir atualidades da atuação com manobras orofaciais nas diversas patologias do Complexo Orofacial.
Programa:
- O que são Pontos Motores da Face?
- Qual a diferença com as Zonas Motoras da Face?
- Quando, como e porque utiliza-los?
- Conceito de Motricidade Orofacial
- Motricidade Orofacial X Odonto X ORL
- Manipulação Profunda Sensoperceptiva (MPS)
- Revisão Anatômica Orofacial
- Inervação do complexo Orofacial
- Alimentação e sua relação com as funções orofaciais e/ou estomatognáticas
- Aspecto corporal como facilitador das funções orofaciais
- Casos clínicos
- Vivência Prática:
- Alongamentos Ativos
- Preparação de Escápulas
- Pescoço
- Manipulação Orofacial
- Estimulação de pontos e zonas motoras da face
- Relaxamento do anel-oral

Maiores informações, acesse aqui

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30/09/2011

OFICINA: Avaliação e Terapia para Crianças com Desvio Fonológico

Dra. Letícia Pacheco Ribas - CRFa 6240/ RS

Conteúdo Programático
- Conceitos de fonologia e desvio fonológico.
- Conceito e passo-a-passo da realização da avaliação fonológica infantil.
- Modelos de terapia fonológica.
- Discussão e atividades práticas com casos clínicos.

Maiores informações, acesse aqui

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22/10/2011

Fonoaudiologia Hospitalar I - Amamentação: Atuação do Fonoaudiólogo na Maternidade
Fga. Rita de Cássia B. Lopes - CRFa 8626 /SP

Conteúdo Programático
- Qual o papel do fonoaudiólogo no berçário: dinâmica com a equipe de enfermagem e equipe médica.
- Fisiologia da mama e do leite materno.
- Orientações às mães sobre a pega correta: o que observar.
- Postura ao amamentar x cuidados com tuba auditiva.
- Avaliação da mama (mamilos planos ou invertidos), quais os procedimentos indicados (massagens ou e uso de protetores).
- Avaliação dos bebês a termo, coordenação SDR, reflexo de SNN.
- Discussões sobre o uso de medicamentos para descida do leite e para evitar fissuras das mamas.
- Quais os parâmetros médicos para indicação de complemento (leite artificial), RN x mãe.
- Uso do copinho ou mamadeira.
- Como evoluir no prontuário hospitalar, qual CID utilizar.

Maiores informações, acesse aqui

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05/11/2011

Fonoaudiologia Hospitalar II - Dinâmica Hospitalar no Ambiente de UTI-NEONATAL
Fga. Raquel Caram Teixeira - CRFa 8497/ SP

Conteúdo Programático
- Dinâmica da equipe.
- Siglas de prontuário; como evoluir, quais os termos utilizados na escrita dos procedimentos.
- Peculiaridades do RNPT e pós-termo.
- Manipulação orofacial realizada no RNPT, prática com o grupo.
- Exercícios extra e intra-orais para o RN de UTI.
- Interpretação dos aparelhos utilizados.
- Resíduo gástrico, como verificar?
- Disfagia neonatal?
- Acompanhamento da Dinâmica do “Projeto Ordenha” ás mães de RN´s internados. Quais são as manipulações eficientes.
- Como solicitar a liberação do atendimento RN x convênio.
- Protocolo Fonoclin.

Maiores informações, acesse aqui



* * * PROMOÇÃO ESPECIAL * * *
Inscreva-se nos dois cursos de Fonoaudiologia Hospitalar, dos dias 22/10 e 05/11, e receba 15% de desconto. Para pagamentos a prazo você poderá parcelar em até 5x.


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26/11/2011

Distúrbios de Desenvolvimento de Linguagem: Avaliação, Diagnóstico Diferencial e Princípios da Intervenção
Dra. Noemi Takiuchi - CRFa. 6844/SP

Conteúdo Programático
- Desenvolvimento de linguagem e aquisição de língua.
- Fatores de risco para o desenvolvimento de linguagem.
- Propostas de classificação dos distúrbios de desenvolvimento de linguagem.
- Avaliação de linguagem, comunicação e habilidades cognitivas.
- Diagnóstico diferencial nas alterações de desenvolvimento de linguagem.
- Objetivos e princípios da intervenção em desenvolvimento de linguagem.
- Impacto dos distúrbios de linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem.
Maiores informações, acesse aqui

terça-feira, 23 de agosto de 2011

IX Jornada Academica do Curso de Fonoaudiologia da Ulbra









Cursos de Motricidade Orofacial em CAMPINAS-SP com a Dra Adriana Tessitore

CURSOS DE MOTRICIDADE OROFACIAL

Dra. ADRIANA TESSITORE



CURSO 1:

CADEIAS MUSCULARES APLICADAS À MOTRICIDADE OROFACIAL

Data: 24/09/2011 (sábado) das 8h30m às 18h30m

Valores: R$ 180,00 (profissionais) ou 2x R$ 90,00

R$ 150,00 (estudante) ou 2x R$ 75,00



CURSO 2:

OFICINA EM MANOBRAS OROFACIAIS COM ESTIMULAÇÃO EM PONTOS E ZONAS MOTORAS DA FACE

Data: 2 e 03/12/2011 - Sexta das 17hs às 21hs e Sábado das 8hs ás 18hs

Valores: R$ 220,00 (profissionais) ou 2x R$ 110,00

R$ 180,00 (estudantes) ou 2x R$ 90,00



Informações e inscrições: 19 32540342 com Admara
e-mail: adeventu@terra.com.br



LOCAL: Hotel Noumi – Av: Julio de Mesquita, 115 (perto do Centro de Convivência) Cambui – Campinas /S.P

Cursos FONOAUDIÁLOGO EAD

Agenda de Cursos EAD
Agosto e Setembro 2011


Organização

Fonoaudiálogo – Cursos e Eventos





Parceria







Acesse nosso site para conferir a programação completa

Agenda EAD


27/08 – O Poder da Comunicação: Ferramentas para Atuação Terapêutica e Corporativa – Ana Lúcia Spina (CRFa 5450-SP) – 06 horas
Valor: R$70,00– Das 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 as 16:00 horas (Horário de Brasília)
-A Comunicação na Atualidade;
- O perfil do Comunicador Brasileiro;
- O Fonoaudiólogo na Prática da Avaliação da Comunicação;
- Autoavaliação do Desempenho Comunicativo;
- A Comunicação Define Imagem do Indivíduo;
- A Primeira Impressão do Comunicador;
- Comunicação Assertiva e Comunicação Consciente;
- Comunicação na Era do Conhecimento;
- Diferentes Perfis de Comunicador;
- Boa Comunicação: Dom ou Talento?;
- Pilares que Edificam a “Forma de Comunicação”;
- Pilares que edificam o “Conteúdo de Comunicação”;
- Comunicação e Gestão do Tempo;
- Empatia e Conexão com Público;
- Comunicação e Emoção;
- Comunicação e as Bases da Nova Competência;
- Comunicação como Indicador de Excelência;
- Ferramentas Desenvolvidas para Aplicação Prática.

05 e 12/09 – Fonoaudiologia Neonatal - Aleitamento Materno e Dificuldades de Alimentação– Vera Quaglia Cerruti (CRFa 4428-SP) – 06 horas
Valor: R$70,00– Das 19:00 às 22:00 horas (Horário de Brasília)
- História da Neonatologia;
- Conceitos importantes em Neonatologia;
- Aleitamento Materno (AM): - aspectos nutricionais;
- fisiologia da lactação;
- importância do AM no desenvolvimento motor-oral;
- manejo clínico do AM;
- dificuldades no AM;
- Método Mãe Canguru no Brasil;
- A importância do vínculo pais-bebê;
- Alimentação do recém-nascido pré-termo;
- Patologias que dificultam a alimentação no neonato.

10/09 – Hábitos de Sucção e Terapia Miofuncional para Crianças- Viviane Veroni Degan- (CRFa-4169-SP)– 06 horas
Valor: R$70,00– Das 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 as 16:00 horas (Horário de Brasília)
-Entendendo a sucção;
-Como os hábitos de sucção se instalam;
-Alterações miofuncionais e oclusais decorrentes de hábitos de sucção prolongados;
-Como evitar que a sucção se torne hábito;
-Remoção de hábitos de Chupeta, mamadeira, sucção de dedos, lábios e língua;
-Terapia Miofuncional – abordagem para crianças.

Inicio 14/09 – Deficiências e Eficiência no Atendimento Fonoaudiológico: cronicidade e envelhecimento norteando a atuação– Silvia Cristina Marra (CRFa 4169-SP) – 30 horas
Possibilidade de Prática – Agendamento na Inscrição
Valor: 3x R$150,00 (R$70,00 prática opcional)– Das 19:00 às 22:00 horas (Horário de Brasília)
- Definições e Classificações:
Nomenclatura básica essencial; Aspectos norteadores da atuação fonoaudiológica: classificação e características da deficiência intelectual, deficiências sensoriais, paralisia cerebral e síndromes genéticas; Características principais de cada deficiência X síndrome; Estrutura, função e controle nervoso dos mecanismos oro-faciais; Aspectos associados;
- Abordagem Terapêutica Global:
Princípios do Conceito Bobath; Princípios da Integração Sensorial; Abordagem cognitiva, lúdica, sensorial, motora e de linguagem; Pensamento, linguagem e fala - desenvolvimento, características, intervenção terapêutica; Orientações e cuidados essenciais;
- Avaliação e Manuseio Motor Oral e Global:
Adequação e facilitação postural global; Alterações do sistema estomatognático – tônus, postura, sensibilidade e mobilidade; Alterações das funções neuro-vegetativas – respiração, sucção, mastigação, deglutição e fonação; Princípios básicos e intervenção nas disfunções motoras orais
- Abordagem Terapêutica Específica:
Alimentação: dicas e receitas para complementar a atuação terapêutica; Disfagia e Refluxo Gastroesofágico - conceituação e classificação; Orientações e cuidados essenciais na Disfagia; Sonda Nasogástrica/ Nasoenteral; Gastrostomia; Xerostomia; Estimulação TTG – tátil térmica gustativa; Técnicas e estratégias de manipulação motora oral; Técnicas e estratégias para o aprimoramento das FNV.;Fonoaudiologia e traqueostomia, válvula de fala.; Orientações e cuidados essenciais.
- Linguagem, Família, Escola e Sociedade:
Desenvolvimento da Linguagem; Surgimento da Fala; Acompanhamento e orientação familiar; Caderno de linguagem: Para quê? Quando? Como?; Comunicação Suplementar e Alternativa;Métodos de comunicação alternativa – BLISS e PCS;Etapas de implementação de meio alternativo de comunicação;Técnicas e sugestões de intervenção; Aspectos do aprendizado e a Assessoria escolar;Inclusão escolar e social;Escola Normal x Escola Especial
-Cronicidade e Envelhecimento:
Cronicidade e Envelhecimento na Deficiência Intelectual; Cuidados Paliativos no Envelhecimento;O que esperar? Quando parar? O que fazer? Fim da Vida e Morte.


19/09 – Frênulo Lingual: avanços no Trabalho Fonoaudiológico – Taisa Giannecchini (CRFa 4528-SP) – 03 horas
Valor: R$45,00– Das 19:00 às 22:00 horas (Horário de Brasília)
-Definição – curto/anteriorizado/espesso;
-Avaliação fonoaudiológica – antropometria e clínica;
-As diferentes possibilidades de trabalho fonoaudiológico;
-Discussão de Casos Clínicos;
-Indicação de Literatura científica relacionada.



20/09 – Prática Fonoaudiológica em Telesserviços– Juliana Algodoal (CRFa 4528-SP) – 03 horas
Valor: R$45,00– Das 19:00 às 22:00 horas (Horário de Brasília)
- Identificar as necessidades do Call Center;
- Reconhecimento da realidade do teleoperador e da empresa;
- Elaborar estratégias de intervenção;
- Intervenção longitudinal e capacitação.

Planos especiais de pagamento para 3 eventos ou mais: confira agenda completa no site

O que é EaD
Atualmente o processo de aprendizagem pode ocorrer de forma presencial, semi-presencial e educação à distância. As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia, que evolui rapidamente atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e é nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EaD (Educação à Distância) veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não disponibiliza da educação formal, é uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Antes o EaD não tinha credibilidade, era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um. O EaD é apenas uma ferramenta que possibilita a ampliação do conhecimento. Em caso de duvidas, entre em contato conosco.


Recursos necessários
Para se inscrever neste curso é preciso ter um mínimo de padrão de qualidade de tecnologia, caso contrário o aluno não poderá participar do evento:
- Computador com conexão à internet – banda larga – indicado a partir de 500kbps (para uma boa conexão de som e imagem) e 12mbps;
- Software Windows 98, 2000, XP, vista ou 7;
- Plug-in dos aplicativos: flash player e Windows media player e leitor de PDF (PDF READER)
- placa de som;
- caixa de som ou fone de ouvido.

Informações e Inscrições
Tel.: 11- 3675-8579,
Fax: 11-5522-5737
Email: fonoaudialogo@fonoaudialogo.com.br
www.fonoaudialogo.com.br
Skype: fonoaudialogo
Siga-nos no twitter: @fonoaudialogo


Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre o Correio Eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a) (3) (c) Decreto S 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM. “Um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando incluir uma forma de ser removido”. Se não deseja mais receber nossos e-mails, responda com “remover” no campo assunto.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Curso: Respiração melhora a fluência


III Fórum Científico IBF/ UFRJ


III Fórum Científico IBF/UFRJhttp://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=214
Data: 19 de agosto de 2011
Horário: de 13h30 às 17h45
Público-alvo: aberto a todos os interessados no tema
Local: Instituto de Neurologia Deolindo Couto
Endereço: Av Venceslau Br� �s, 95-Botafogo/RJ (ao lado do H. Pinel)
>> Fonoaudiólogos e acadêmicos de Fonoaudiologia que se inscreverem no Curso sobre Gagueira do dia 20 de agosto,
     estão isentos da inscrição para o Fórum.
Curso sobre gagueirahttp://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=215Data: 20 de agosto de 2011
Horário: de 8h às 19h
Público-alvo: fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia a partir do 4º período.Local: Instituto de Neurologia Deolindo Couto
Endereço: Av Venceslau Brás, 95-Botafogo/RJ (ao lado do H. Pinel)

Inscriçao Curso Sorrindo: prevenção e manejo da respiração bucal

Estamos com vagas disponiveis para o Curso de Prevenção e Manejo da Respiração Bucal e das Maloclusões ao Alcance Clínico. Pedimos a gentileza de divulgarem com seus assossiados.

Abrimos a inscrição até dia 08/08/2011, próxima segunda feira. Os interessados devem mandar e-mail para sorrindoparaofuturo@sesc-rs.com.br com os dados abaixo preenchidos: 
  • Nome Completo:
  • Profissão
  • E-mail:
  • Telefone fixo:
Qualquer dúvida estamos a sua disposição.

Atenciosamente,

Augusto Araujo
Gerência de Saúde
SESC/RS
Fone: (51) 3284-2133
www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo

Curso - Neurociência e Transtornos de Aprendizagem



Profa. Marta Pires Revas
 
LEMBRE-SE, ATÉ DIA 20 DE AGOSTO O PREÇO É R$ 190,00
FAÇA SUA INSCRIÇÃO!
                     
Hoje conhecer o funcionamento do sistema nervoso central é trazer para o professor uma base de estudos científicos de como a neurociência, a aprendizagem e a educação, tornam-se interdisciplinares.

Neurociência e os Transtornos na Aprendizagem é um tema que muito tem a ver com o nosso cotidiano escolar. Através de uma abordagem conceitual para essa fundamentação neurocientífica, o cérebro se torna na atualidade uma ferramenta importante e facilitadora para o professor, educador e pais reconhecerem potencialidades e até mesmo dificuldades no aprender.
 
Conteúdo Programático: 1 - Fundamentos da anatomia, fisiologia e neuroquímica da aprendizagem.

2 - A Neurobiologia das dificuldades para a aprendizagem.

3 - A Neurobiologia dos transtornos da aprendizagem da linguagem.

4 - Aspectos neurobiológicos do transtorno de atenção.

5 - Aspectos neurobiológicos do transtorno de hiperatividade.

6 - Aspectos neurobiológicos em aprendizagem e situações especiais.
     

Público-alvo: Educadores envolvidos no processo neurocientífico do ensino e aprendizagem.

Planejamento do Curso

8h às 10hFundamentos da anatomia, fisiologia e neuroquímica da aprendizagem.
 . Estruturas anatômicas e fisiológicas da aprendizagem.
 . Funções corticais superiores.

A Neurobiologia das dificuldades para a aprendizagem.
 . Definição
 . Fatores envolvidos na aprendizagem.

Intervalo: 10h às 10h15

10h15  às 12hA Neurobiologia dos transtornos da aprendizagem da linguagem. . Definição
 . Classificação dos transtornos da linguagem

Aspectos neurobiológicos do transtorno de atenção.    
 . Aspectos e bases neurobiológicas.
 . Etiologia
          
Almoço: 12h às 13h30

13h30 às 15h
Aspectos neurobiológicos do transtorno de hiperatividade.
 . Aspectos neurobiológicos e comportamentais. 
 . Etiologia

Intervalo: 15h às 15h15

15h15 às 17h30

 Aspectos neurobiológicos em Aprendizagem e situações especiais.
 . Aspectos neurobiológicos do espectro.
 . Etiologia

17h30 às 18h
 Avaliação final
 
 
Breve currículo profissional:
Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Doutora em Teologia Social, Mestre em Psicanálise, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Neurofisiologia Humana, Bioética e Didática do Ensino Superior.
Professora e Coordenadora do curso de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica da Universidade Cândido Mendes, no Instituto a Vez do Mestre. Professora de Neurobiologia nos cursos de Pós graduação de Pedagogia IAVM. Professora de Fundamentos Neurobiológicos da Educação n curso de Pós graduação de Neuropsicologia do Instituto Segmetum, Faculdade de Artes e Educação do Paraná (Campus Salvador).Professora de Neurodidática da Universidade da Cidade no curso de Pós graduação de Direito. Professora da Graduação Politécnica e Pós- graduação da Universidade Estácio de Sá. Professora da Graduação do IBMR e professora do ensino fundamental e médio do Instituto Relvas.
 
 Autora dos Livros:   
Fundamentos Biológicos da Educação, editora WAK.
Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem, editora WAK
Neurociência e Educação: gêneros e potencialidades na sala de aula,editora WAK
 
 
 
Data: 17 de Setembro de 2011 ( Sábado )
 
Local: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS
 
Horário: Início:  8:00 as 12h e das 13:30 às 18:00h  -  com intervalo para Coffee   

Investimento: 
R$ 190,00 ou  2X de R$ 95,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 20 de Agosto.
                            Após: R$ 230,00, até 03 de Setembro.
Não faremos inscrição no local
 
Termo de Compromisso:
Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.
Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito
( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49)
 
 
 
Inscrições e Informações: BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail:
biecursos@terra.com.br
Depósito Bancário:
Banco Itaú- Agência 0602 - Conta Nº 37425-8
 
Nome: Gilberto Dufour (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
Realização: Bie Cursos

Sabado Acadêmico - Contemporâneo 2011

sabado academico 01bsabado academico 02bsabado academico 03sabado academico 04

IV Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam

Ao CRFa-7a. REGIÃO, 

  
A Associação Brasileira de Gagueira ABRA GAGUEIRA promoverá, no dia 22 de outubro de 2011, o IV Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira na cidade de Teresina - Piauí.
 
Este ano contaremos novamente com a presença de conceituados profissionais especializados em gagueira, de representantes da ABRA GAGUEIRA de diversos estados brasileiros e de pessoas que gaguejam que compartilharão suas experiências.
 
O evento é aberto a todas as pessoas que gaguejam, estudantes, profissionais da área da saúde e educação do Piauí e de todos os Estados brasileiros.
 

Eliane Regina Carrasco
Presidente da AbraGagueira